Projeto Europeu C ZERO SPORT CLUBS

16 Maio 2023

A Primeira Reunião Transnacional do Projeto Europeu C ZERO SPORTS CLUB foi realizada nos dias 16 e 17 de Maio em Lisboa, Portugal.

A Rede de Clubes Desportivos Neutros em Carbono (C ZERO SPORTS CLUBS), Projeto Desportivo do Programa Erasmus+, cofinanciado pela União Europeia, visa incentivar os pequenos clubes desportivos que operam na Europa a tomar medidas e a desenvolver um entendimento sustentável para a ação climática.

O consórcio do projeto inclui como parceiros, clubes desportivos da Turquia, Itália, Croácia, Bulgária, Portugal e Grécia e uma universidade da Sérvia. O projeto foi concebido para criar uma “Rede de Clubes Desportivos Neutros em Carbono”, a fim de determinar um roteiro para as actividades ambientalistas que nós, enquanto clubes desportivos, iremos planear no futuro e aplicar dentro dos clubes desportivos: Em primeiro lugar, será desenvolvido um Programa de Medição da Pegada Climática, tendo em conta as necessidades específicas e este programa será aplicado pelos clubes desportivos. Após a implementação dos clubes desportivos como atividade-piloto, este programa será transformado numa aplicação de medição da pegada de carbono a ser utilizada por mais clubes desportivos. Ao mesmo tempo, será criada a Rede de Clubes Desportivos Neutros em Carbono para incluir mais clubes desportivos e, posteriormente, ONGs nesta rede.

Nos dias 16 e 17 de maio, o consórcio do projeto reuniu-se em Lisboa para discutir as necessidades específicas do Programa de Medição da Pegada Climática. Esta discussão, teve como base, a avaliação do relatório ao questionário aplicado a clubes desportivos, bem como, um workshop de análise SWOT de como medir com precisão e rapidez a pegada de carbono dos clubes desportivos. De seguida, foram discutidas entre os parceiros as necessidades específicas da criação de uma rede

A reunião do projeto, terminou com a decisão de que os indicadores exactos serão apresentados a partir dos relatórios de análise SWOT de cada parceiro. Sendo que estes indicadores e relatórios de análise da situação aos clubes desportivos, serão  posteriormente partilhados com a Universidade Educons para a conceção do Programa de Medição da Pegada Climática. Até à próxima reunião de 21-22 de setembro na Sérvia, este programa estará pronto pela universidade para apresentar aos parceiros e, podendo assim, ser implementado nos clubes desportivos.

#czerosportsclubs #carbonzerosportsclubs #carbonneutral #erasmussport #erasmusplus

http://www.facebook.com/profile.php?id=100091368341392

http://www.instagram.com/carbonzerosportclubs

http://www.twitter.com/czerosportclubs

Consulte o nosso

Mapa de aulas de grupo