ESCOLHA A DÉCADA
1909
- Em Paris, o representante do Clube, Manuel da Silveira, estabelece três recordes do Mundo de Pesos e Halteres.
1906
- O Clube organiza a “Meia Milha” no mar. O Rei D. Carlos oferece uma taça com o seu nome. Todos os nadadores dos centros marítimos se inscrevem. O então capitão-tenente Gago Coutinho, nosso associado, foi o vencedor.
1905
- Institui na sua sede, a luta greco-romana sendo a primeira taça campeã ganha pelo representante do Clube Dr. César de Melo.
- Abre a primeira classe de natação nas praias portuguesas e realiza provas no Tejo por desejo Del rei D. Carlos.
1904
- De acordo com o rei D. Carlos, lança a ideia da cruzada do Tiro Nacional, para cada português ser um atirador, e um sócio do Clube ganha o 1º Guião de Tiro de Guerra.
1903
- Os Atletas Filipe Taylon e Manuel Paulo da Silveira batem os recordes mundiais em pesos e halteres em Lisboa e Paris, ante um júri de conceito internacional.
1902
- O Governo decreta a obrigatoriedade da ginástica nos Liceus. É o triunfo do trabalho de muitos anos do Real Ginásio Clube Português.
- O sócio Dr. José Pontes, um dos mais prestigiosos, promove propaganda oral e escrita, arrastando auditores e leitores sobre a utilidade e beleza da vida desportivo.
- José Pontes comanda, mantém e ensina o desporto em Portugal em conexão com todas as nações da Europa e organiza na Imprensa Diária, pela primeira vez, a secção “Desporto e Educação Física”.
1901
- João Possolo, Walter Awata e Levy Jenochio executam voos castiços de grande estilo, de olhos vendados e voos em séries sem pousar, fazendo delirar os espectadores.
- Introduz a ginástica Sueca em Portugal.
- Abertura de classes, a suas expensas, em escolas pobres de Lisboa.
- O rei D. Carlos manda à sede do Clube, seus filhos D. Luís e D. Manuel ainda adolescentes, assistirem a uma tarde educativa.
1900
- Inaugura a ginástica salutar e pedagógica entre a Mulher portuguesa.
- O Clube abre generosamente classes de ginástica-educativa e correctiva nos asilos para pobres da Assistência Social.