Ginástica Rítmica

Ginástica

cartão baby/kids, cartão competição, cartão elite, cartão kids plus, cartão star

star

O QUE É

A Ginástica Rítmica (GR) é uma disciplina que integra o Programa de Modalidades Olímpicas e é destinada a praticantes do género feminino.

A Ginástica Rítmica caracteriza-se pela realização de exercícios com diversos movimentos corporais, complexos e de uma grande elegância e beleza, executados em harmonia com a música, numa simbiose perfeita com a utilização de aparelhos portáteis.

A Ginástica Rítmica integra 5 especialidades (aparelhos): corda, arco, bola, maças (2) e a fita. A GR é uma disciplina que desenvolve determinadas capacidades motoras como a coordenação, a postura, o autocontrole, a flexibilidade, a força, a destreza, a resistência, o ritmo, a agilidade e o equilíbrio.

Existem dois tipos de competição na Ginástica Rítmica: Individual e Conjuntos.
Na competição individual, segundo regras da Federação Internacional de Ginástica, apenas quatro aparelhos são utilizados a cada ciclo olímpico. Os Conjuntos compostos por 5 ginastas executam obrigatoriamente dois exercícios diferentes, um com apenas um tipo de aparelho e outro com 2 tipos de aparelhos (ex: 10 maças; e 3 bolas e 2 fitas), com a duração de 2’15” a 2’30.”
Os conjuntos têm como característica típica “a participação de cada ginasta no trabalho de conjunto de forma homogénea e com espírito coletivo. A composição deve ser concebida de forma que a ideia de colaboração de todas as ginastas em todas as partes do exercício, seja bem visível.

No GCP, a Ginástica Rítmica tem três níveis de prática:

Formação: a partir dos 5/6 anos, de acesso condicionado com determinados pré-requisitos. Realiza-se todo o trabalho de iniciação, tanto na área do desenvolvimento das capacidades físicas essenciais para a disciplina (flexibilidade, força e agilidade), como na área dos aparelhos (manipulação).

Competição Base: a partir dos 7 anos, com acesso condicionado, através de pré-requisitos mais exigentes. É realizado um trabalho de especialização tendo em vista a participação em competições oficiais (divisão base).

Competição: de acesso muito limitado é o grupo “top” da Ginástica Rítmica, com a generalidade das ginastas a participarem nas competições oficiais da 1ª Divisão e de integração nas Seleções Nacionais (Promessas, Juniores e Seniores).

Horário

NR Idade Horas Dias Ginásio Professor
518 Formação* 6/8 17:30 - 18:30 2ª, 4ª, 6ª 52
Professor Aida Gonçalves
510 Formação* 6/8 17:15 - 18:15 3ª, 5ª 52
Professor Aida Gonçalves
524 Formação* 6/8 09:30 - 11:00 Sáb. 52
Professor Raquel Lima
511 Comp. Base** +7 18:30 - 20:30 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª AM
Professor Raquel Lima
Professor Maria Canilhas
512 Competição** +7 14:00 - 21:00 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª AM
Professor Irina Chernyshova
Professor Raquel Lima
Professor Sandra Nunes
512 Competição** +7 09:00 - 18:00 Sáb. AM
Professor Irina Chernyshova
Professor Raquel Lima
Professor Sandra Nunes

* ac = acesso condicionado - ** ac = acesso condicionado; cartão competição e elite AM=Academia Militar

Professores

star

Aida Gonçalves

Ginástica Rítmica
star

Raquel Lima

Ginástica Rítmica
star

Maria Canilhas

Ginástica Rítmica
star

Irina Chernyshova

Ginástica Rítmica
star

Sandra Nunes

Ginástica Rítmica
Para experimentar uma aula de Ginástica Rítmica preencha o seguinte formulário:

    Consulte o nosso

    Mapa de aulas de grupo